quarta-feira, 25 de maio de 2011

"O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR"?

O computador vai substituir o professor?”
O ser humano precisa de alguém que lhe ensine, e nesse processo supõe a relação de uma pessoa com a outra, o que ensina e o que aprende.
Sendo assim, concordo com a autora quando faz um breve relato dos sonhos de alguns pedagogos como Paulo Freire, Jeam Piaget e outros citados no texto, em relação à sala de aula. A importância de estarmos conectados e de fazer parte da mudança na era digital.
É preciso refletir sobre nossa postura frente a todas essas mudanças, e dizer que o computador vai substituir sim o professor, porém, no lado mais defasado que temos. Substituição essa que acontece com aulas mais motivadoras interativas, tornando nosso trabalho mais fácil e prático. Com o apertar de uma, duas, três teclas, podemos viajar por todo o mundo, em qualquer sentido da educação/aprendizagem e claro sonhar com uma escola melhor. Substituição sim daquilo que não queremos mais, aulas monótonas em que os alunos não aguentam, mesmice. Cabe a nós criarmos uma escola mais feliz e motivadora, onde todos estejam conectados e não apenas aluno x professor, mas sim honrar o nome de mestres.  

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARA TODAS AS MÃES..

Tecnologias


Sabemos que, nos dias de hoje, qualquer pessoa deveria, no mínimo, saber manipular um micro, infelizmente essa não é nossa realidade. A grande maioria dos professores atuais estudou em uma época em que a Informática não fazia parte do nosso dia-a-dia, e, dentre os professores que estamos formando para o futuro, a realidade já não e mais a mesma. A nova geração vem sendo preparada para enfrentar melhor toda a tecnologia que existe e que vem evoluindo muito rapidamente.
 Meu primeiro contato com um micro foi surpreendente, pois, precisava fazer os trabalhos de faculdade e nunca se quer tinha tido contato com o mesmo, a dificuldade foi desde como ligar o botão do computador. Foi então que percebi a necessidade urgente de um curso dento da informática para conseguir aprender a lidar com a máquina tão necessária e importante, pois já não era possível viver sem essa tecnologia.
Muitas foram às dificuldades durante esses anos que se passaram e muitos cursos foram feitos durante todo esse tempo, porem, percebe-se que a evolução esta cada vez mais rápida e que é difícil acompanhar se você não estiver sempre atento as mudanças e se aperfeiçoando.
Hoje consigo pesquisa, navegar, mandar email, enfim, entender certos processos básicos e necessários de um computador, mas muitas coisas ainda sei que preciso de ajuda e sempre que isso ocorre, peço ajuda para os colega e geralmente para meus filhos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Atividade -5

Navegando entre os blogs
Orofino (2005) nos alerta que, ao conseguirmos tal integração, estaremos obtendo muitos avanços efetivos na construção de uma pedagogia crítica. A autora destaca que, ao atingirmos esta integração, alcançaremos:
- a construção de identidades individuais para além da questão das classes sociais, a partir da potencialização da memória social;
- a promoção de uma escola democrática e participativa; ganho de terreno na direção de uma concepção mais transdisciplinar de aprendizagem;
- E, finalmente, a ampliação da garantia dos direitos de acesso a cultura, de cuidado e de proteção de provisão e de participação.

É muito interessante e importante viajar pelos caminhos que a tecnologia nos proporciona hoje e descobrir novas formas de se comunicar. A rapidez com que esses meios de comunicação evoluem nos surpreende a cada instante, a capacidade com que os jovens dominam todo tipo de tecnologia surpreende até eles mesmos. Sendo assim não podemos deixar de estarmos em constante aprendizado dentro das tecnologias e tudo que ela nos proporciona.
                Visitando alguns blogs, senti a necessidade de estar melhorando a minha pratica pedagógica, pois, é feito tanta coisa bonita e importante com as crianças nas escolas, mas que nos esquecemos de registra esses momentos ricos com que as crianças constroem e compartilham com as outras. E que podemos ter outra visão de como estar trabalhando diversificando a prática pedagógica do nosso dia a dia.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SÃO LOURENÇO DO OESTE
CURSO: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL – PROINFO –
CURSISTAS:
LOURDES HELENA GALEAZZI
ISETE MENEGGETTI TEIXEIRA
FRANCIELI FERREIRA
DANIELA  TEIXEIRA

PROJETO

TEMA GERADOR: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

TEMA FOCO: USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (03 a 05 anos)

PROBLEMATIZAÇÃO:  Considerando o Centro de Educação Infantil  um local privilegiado para o desenvolvimento integral das crianças e buscando acompanhar as necessidades atuais da sociedade,  entendemos que a introdução das tecnologias pode potencializar o processo de construção do conhecimento colaborando com a construção da cidadania dos mesmos. Para tanto, precisamos pensar formas adequadas de efetivar o acesso às tecnologias a nossas crianças, desde a educação infantil (03 a 05 anos), de forma crítica e responsável. Como construir uma Proposta Pedagógica de inclusão da informática no CEIM e quais as estratégias viáveis, que envolvam os pequenos educando instigando sua curiosidade, mediando o acesso aos bens culturais da humanidade de forma dinâmica e crítica?
JUSTIFICATIVA: A sociedade atual vem evoluindo rapidamente e o domínio das tecnologias são essenciais para promover a inserção dos sujeitos ao mundo da informação. Os recursos tecnológicos, dentre eles os computadores, se  utilizados adequadamente no contexto educativo, podem    desenvolver   habilidades nos educandos auxiliando-os a  aprenderem mais e melhor, preparando-os para atuarem na sociedade tecnológica contemporânea com autonomia. Desta forma, nós educadores, precisamos promover a reflexão e  buscar informações construindo uma proposta de trabalho séria para nortear a utilização da informática na Educação Infantil.

OBJETIVOS:
·         Construir uma proposta de utilização viável  de informática para crianças de 03 a 05 anos de idade.
·         Pesquisar sites que indiquem sugestões de atividades para trabalhar com as crianças de forma prazerosa e educativa.

AVALIAÇÃO: Diante do construído, avaliaremos a proposta com os demais professores, discutindo a viabilidade de aplicação na Educação Infantil.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O uso das tecnologias na Educação Infantil, por vezes é desconsiderado e grande parte das propostas educativas das instituições ainda não oferece a informática como recurso de aprendizagem.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 1998 já citam a utilização das tecnologias na Educação Infantil.
Conforme Gallo (2002):
“Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia (Parecer CEB022/98, MEC).”

Desde então, admite-se que a tecnologia deve fazer parte do cotidiano das escolas que atendem a faixa etária de 0 a 5 anos, a Educação Infantil.
Conforme o parecer CNE/CBE nº 20/2009, aprovado em 11 de novembro de 2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, em seu artigo 9°, que fala das experiências que as crianças devem ter na Educação Infantil e que, precisam ser garantidas nas Propostas Pedagógicas das instituições, é preciso que elas: “XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.” Tornando clara a necessidade das instituições educativas se atualizarem e propiciar uma educação de qualidade que incorpore o uso correto dos recursos midiáticos desde a mais tenra idade.
A grande preocupação é como utilizar estes recursos tecnológicos  com uma visão construtivista, que auxilie os educandos a construírem seus conhecimentos de forma ativa para que se tornem pensantes, criativos, pesquisadores. O grande desafio é utilizar os computadores  para que eles possam  aprender brincando, não permitir que se torne uma ferramenta de alienação ou entretenimento fútil.
O professor deve assumir a postura de criar condições de aprendizagem aos seus alunos, onde atuará como mediador e orientador. Para tanto, precisa ter formação permanente e planejar situações desafiadoras conforme o nível de cada turma.
Ao utilizar o computador na educação infantil como ferramenta pedagógica, o professor precisa  propiciar situações em que a criança investigue, levante hipóteses, interaja e  construa seus conhecimentos de forma dinâmica, caso contrário, essa ferramenta poderá tornar-se mais uma forma de repassar conteúdos e informações, o que não contribuirá para torná-los cidadãos autônomos e pensantes, ao contrário, servirá para a dominação.
Tendo a responsabilidade de pensar em uma proposta viável que atenda às necessidades das crianças e que possa ser bem direcionada pelos profissionais pesquisamos algumas possibilidades em sites disponíveis na mídia.

SUGESTÕES PARA TRABALHAR:
1)    Sistema operacional EDUBUNTU, que é voltado totalmente para a educação.
 O que é?:
“O Edubuntu é um sistema operacional da família Ubuntu que, como seu próprio nome diz, é voltado para a área educacional. O objetivo da distribuição é se tornar uma alternativa gratuita e fácil de utilizar para crianças, adolescentes e professores, sem todas as complicações de aprendizado de outros sistemas operacionais. Não é só no aspecto de interface que o Edubuntu se volta para a educação – a distribuição conta com diversos jogos educacionais voltados para crianças em fase de alfabetização, uma lista dos melhores programas educacionais gratuitos disponíveis no mercado e ferramentas para professores gerenciarem notas e atividades.” (BAIXAKI)

2)    Sistema Operacional ACTIV INSPIRE –
O que é? É o Software de autoria da Lousa Interativa:
“Foi desenvolvido por uma equipe pedagógica especializada e possibilita diferentes metodologias de ensino e estilos de aprendizagem. Possui duas interfaces: o ActivPrimary para os alunos da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamentale o ActivStudio para os alunos dos anos subsequentes.” (POSITIVO)
Este software é utilizado pela “Positivo” e possibilita que o professor e os próprios alunos criem as atividades, esquemas, diagramas visuais e poderá ser utilizado para as mais diversas áreas do conhecimento, já que contem uma gama enorme de possibilidades para criação de objetos no flipchart, (seleção e manipulação de imagens). Com a lousa interativa que é composta de uma tela magnética que funciona em interação com um computador e o software de autoria da Activ Inspire é manipulado por meio de canetas especiais, sendo possível incorporar um grande número de mídias, incluindo sons, vídeos, atividades interativas e links para internet, que podem ser usados conforme a necessidade dos usuários. Este sistema de ensino é bastante dinâmico e atende às características de ensino que promove a construção da aprendizagem pela interação, preparando os sujeitos para atuarem na sociedade tecnológica contemporânea, com autonomia.
SITES EDUCATIVOS:
www.contandohistoria
www.1001 starsites kids
www.banca da carolina
www.brincando na rede
www.bugi gangue
www.cambitolândia
www.canal kids
www.castelo rá- tim –bum
www.divertudo

REFERÊNCIAS:
1)    GALLO, Simone Andrea D’Ávila. Informática na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo? 2000, in http://www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simoneandreagallot07.rtf
4)    POSITIVO, lousa Interativa – Material de Formação- Positivo Informática, Tecnologia Educacional, 2011.